Da cozinha à mesa. Decore sua mesa e Arrase nas Festas de Natal e Fim de Ano! ~ Forno, Fogão, Cia & Receitas

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Da cozinha à mesa. Decore sua mesa e Arrase nas Festas de Natal e Fim de Ano!

Tão importante quanto ter bons utensílios de cozinha para realizar as tarefas de preparação, é ter utensílios à mesa que farão o papel de anfitriões para os pratos que irá servir.


Uma mesa bem posta com utensílios de bom gosto, farão a diferença sem sombra de dúvida na hora de servir um belo jantar em qualquer ocasião e são um prazer a mais aos olhos e ao paladar.

Decorar a mesa para uma refeição parece ser simples, no entanto, não é.

O termo mise en place (mesa posta em uma tradução livre em francês) eleva ao máximo a importância de se saber como montar sua mesa para cada ocasião desde um café da manhã até um jantar de gala.

Tudo depende do que irá servir e como irá servir.

Não basta apenas colocar pratos, talheres, descansos e ornamentos sobre uma bela toalha para servir um prato e pronto tudo está arrumado, é claro que é bem difícil hoje em dia, achar quem ainda faça um serviço completo para mesa apenas para um jantar em família mas, há ocasiões em que usar uma decoração e um serviço de mesa completo são o mais adequado.

Separei algumas dicas para quem quer soltar a imaginação na cozinha e também fazer bonito para os convidados nessas festas com dois tipos de serviço:

Serviço à Inglesa:

Montar um serviço à inglesa requer alguns cuidados como por exemplo não carregar demais na decoração, afinal, as grandes estrelas serão os pratos servidos individualmente de cada item do cardápio para isso, você vai precisar de:

Sousplat: existem diversos, feitos de todos os tipos de material, tamanhos, formas e modelos, procure escolher com cuidado combinando principalmente com a toalha e com os talheres, como ele é um objeto de guarnição, desempenha a função de deixar a mesa pronta para a troca dos pratos a cada item do cardápio durante um almoço ou jantar, além de ser um demarcador;


Talheres: como dissemos anteriormente tudo depende do que será servido, mas, vamos imaginar que será um jantar completo então teremos para cada pessoa 10 talheres;



Guardanapos: Importantíssimo ter em mente que a escolha desse utensílio não pode se basear apenas na beleza, ele tem que ser suave ao toque, macio e principalmente muito bem feito, afinal, seus convidados o levarão a boca;

Taças e copos: Como cada qual tem sua serventia, é necessário saber quais bebidas serão servidas e por favor, nada de servir refrigerante ou cerveja em taça de vinho ou o contrário, afinal, estamos falando de um dos momentos mais sublimes que é o de se alimentar com prazer.

*Uma dica: se servir a um convidado cerveja por exemplo antes do jantar e ele quiser continuar tomando cerveja, substitua as taças de vinho pelo copo.

Ornamentos: tenha em mente o tamanho da sua mesa para escolher o ornamento de tamanho e altura adequados e lembre-se, dependendo da sua escolha, poderá impedir uma conversa entre os convidados, já que terão que fazer malabarismo ou contorcionismo para se verem e conversarem.
Você poderá escolher desde um simples arranjo feito em uma travessa com frutas e flores, candelabros, vasos entre outros.





Serviço Franco Americano:

Da mesma maneira haverão cuidados especiais na montagem deste tipo de serviço, no entanto, aqui você pode dar um toque a mais na decoração pois, os pratos serão servidos à mesa e cada convidado poderá se servir do quanto quiser.

Podemos montar um serviço franco americano com os mesmos utensílios do serviço à inglesa, mas desta vez, usaremos os pratos colocados em sobreposição diretamente sobre o sousplat e ainda, usaremos os descansos para as badejas ou travessas com os alimentos.

Descansos: também exitem os mais diversos tipos, com formas até inusitadas, procure usar o mesmo critério de combinar com a toalha e com os talheres;

Se você quiser dar um toque de sofisticação, ainda pode usar o descanso de talheres.










Lembre-se de colocar à mesa um galheteiro, talvez um convidado queira dar um toque a mais de tempero.
O melhor é servir apenas temperos básicos como: azeite, vinagre, sal e pimenta;

Aqui está um mapa para você montar ambos os serviços:



Uma mesa bem posta e bem decorada é o sinal mais evidente de que, o que será servido está à altura dos mais refinados paladares e de que houve carinho e um cuidado todo especial com os detalhes.

Boas Festas!