Molhos derivados. ~ Forno, Fogão, Cia & Receitas

terça-feira, 20 de setembro de 2016

Molhos derivados.

Há na gastronomia derivações das receitas de base em quase todas as categorias, uma delas é a dos molhos básicos.

Apresentamos os molhos derivados do básico Hollandaise:

Molho Béarnaise 

É talvez mais conhecido de que seu molho base, o Holandês, e combina muito bem com carnes vermelhas.
Ingredientes

Todos os mencionados no molho Holandês, além de:
60 g de cebola picada
75 g de estragão picado

Modo de Preparo

Em uma panela pequena, leve ao fogo baixo o vinagre, cebola picada, sal, pimenta moída e o estragão. Deixe reduzir até sobrar a metade do volume inicial. Peneire e reserve o líquido. Derreta a manteiga e também reserve. Em um recipiente, junte as gemas, duas colheres de água, o vinagre reduzido e misture bem (o ideal é fazer com o fouet, que deixa a textura bem cremosa) por três minutos

Em uma panela, acrescente o creme e vá colocando a manteiga derretida aos poucos, sempre mexendo em fogo baixo e sem deixar ferver. Retire do fogo quando engrossar e acrescente limão a gosto. 

Molho Choron 

Quando acrescentamos tomate ao molho Holandês, temos o molho Choron, que combina com carnes, peixes e legumes. Na foto, a combinação com o molho pronto vejam a coloração.

Ingredientes

Todos os mencionados no molho Holandês, além de:
60 g de tomate italiano (ou tomate pelado) batido no liquidificador
60 ml de creme de leite

Modo de Preparo

Repita a receita do molho Holandês. Quando estiver mexendo os ingredientes em banho-maria, acrescente o tomate e o creme de leite aos poucos. Mexa sempre em fogo baixo e não deixe ferver. Retire quando o creme estiver mais espesso. 

Molho Maltaise
Acrescentando laranja ao molho Holandês, temos um molho mais doce, o Maltaise, que fica ótimo com legumes, aves e peixes.

Ingredientes

Todos os mencionados no molho Holandês, além de:
60 ml de suco de laranja
Raspas da casca da laranja

Modo de Preparo

Repita a receita do molho Holandês. Quando estiver mexendo os ingredientes em banho-maria, acrescente o suco da laranja e as raspas. Mexa sempre em fogo baixo e não deixe ferver. Retire quando o creme estiver mais espesso.

Molho Mouselline 

Quando acrescentamos creme de leite batido ao molho Holandês, o resultado é o Molho Mouselline. Difícil encontrar alguma coisa que não fique uma delícia com esse molho.

Ingredientes

Todos os mencionados no molho Holandês, além de:
250 ml de creme de leite batido (consistência de chantilly)

Modo de Preparo

Repita a receita do molho Holandês. Quando estiver mexendo os ingredientes em banho-maria, acrescente o creme de leite. Mexa sempre em fogo baixo e não deixe ferver. Retire quando o creme estiver mais espesso.